Análise Técnica | Artigos

Day Trade: Novo imposto de renda é bom ou ruim ?


day trade imposto de renda

A atual proposta de reforma no imposto de renda prevê alterações que podem beneficiar quem realiza operações day trade na bolsa de valores. Veja abaixo o que pode mudar na tributação dos seus investimentos:

1) Alíquota de IR mais baixa.

Quando a compra e a venda do ativo for realizada no mesmo pregão terá uma redução na alíquota de IR atual de 20% para 15% – assim como é cobrada para operações comuns. Ou seja, operações day trade com qualquer ativo e em qualquer mercado passam a ser tributadas em 15%.

Essa redução no imposto de renda para day trade é um grande incentivo para quem deseja atuar como profissional do mercado financeiro.

Conheça: 50 Lições Essenciais para Traders

2) Nova compensação de prejuízos no day trade

Atualmente é possível compensar operações de day trade apenas com esse mesmo tipo de operação. Se a reforma no imposto de renda for aprovada, será possível compensar prejuízos entre todos os ativos, tipos de operação e mercados. Essa mudança é consequência de ter um percentual de tributo único para todas as operações.

Essa mudança cria um impacto imediato na rentabilidade do Trader já que será possível compensar prejuízos de operações entre os ativos mais negociados, isto é, mini-índice, mini-dólar, mercado de ações e opções.

3) Recolhimento Trimestral

Os ganhos com a venda de ativos na bolsa de valores passam a ser tributados a cada 3 meses. Isso facilita o processo para o Trader já que o modelo atual é de apuração mensal do imposto de renda.

Portanto, caso seja aprovada a proposta de reforma tributária do governo, as mudanças só trazem vantagens para quem realiza operações de day trade. Além de ter uma janela maior para apurar o imposto devido, será possível compensar o prejuízo com outras operações. Isso é um incentivo para traders e investidores na bolsa de valores.

Veja também:

Trader: 50 Lições Essenciais

10 Candlestick mais Lucrativos

Yuchi

» Yuchi (Fernando Yuchi ):  É Gestor de Risco na EWAX Capital. Tem experiência no mercado de Ações, Índices e Forex. É autor do livro 50 Lições Essenciais para Traders. Desde 2007 utiliza a Análise Técnica para oportunidades de curto e longo prazo no Mercado Financeiro.

Termos de Uso | Política de Privacidade